sábado, 16 de janeiro de 2010

Compartilhando seu Scanner em Rede usando Ubuntu 9.04 e clientes Ubunutu 9.10 e Windows XP

Bem inicio meu Blog com um passo a passo do linux, é estranho, pois meu tema principal é Filemaker, então explico, desenvolvo em Filemaker porem utilizo linux como SO padrão, o Windows é em maquina virtual ( Virtual Box ), apesar que já tenho instalado o Filemaker 10 no Wine 1.1.36, pelo que vi não esta 100%, deu pau ao abrir uma base remota, mas localmente parece que vai, espero em breve ver o Filemaker rodando nativo em linux. Então vamos ao título do Artigo.

A uns 30 dias atrás comprei um scanner usado de um amigo, uma multi-funcional Epson CX3500, e na minha maquina local ele instalou certinho com o xsane, porém minha esposa que é artesã, precisa utilizar mais que eu e ela não usa linux, usa Windows, acha mais fácil, então prefiro não comentar, mas enfim. Como também adquiri recentemente um notebook, precisei colocar o scanner em rede e isso me levou um dia de trabalho, achei referencia apenas para o SUSE e nada para o Ubuntu 9.04, então ai vai o que fiz.

Bem primeiro eu tive que modificar o arquivo services usando o seguinte comando:

# sudo gedit /etc/services
localizei a linha, caso nao ache e seu scanner esta funcionando corretamente insira as linhas abaixo:
sane-port 6566/tcp sane saned #SANE network scanner daemon
sane-port 6566/utp #SANE Control Port
Depois passei um trabalhão para saber onde esta o maldito etc/xinetd.d e edita-lo, para minha surpresa o ubuntu não vem com essa configuração então tive que instalar a parada com o seguinte comando:

sudo apt-get install xinetd
Pronto agora posso colocar a configuração do site:

http://blog.carlos-rodrigues.com/2004/10/scanner-em-rede-usando-sane.html
Crie o arquivo com o comando :

sudo gedit /etc/xinetd.d/sane
e nele coloque:

service sane

{
disable = no
socket_type = stream
server = /usr/sbin/saned
protocol = tcp
user = root
group = root
wait = no
bind = id de onde o scanner esta instalado

}


salve e feche o gedit, e no terminal digite:

sudo /etc/init.d/xinetd restart

Pronto tudo feito na maquina que está o scanner, agora para os clientes basta seguir abaixo:

Nos clientes Linux basta adicionar o endereço (ou nome) do servidor ao arquivo "/etc/sane.d/net.conf". A partir daqui todas as ferramentas de digitalização no linux vão ver o scanner remoto.

Já para Clientes Windows, você deve instalar o SaneTwain (download), após efetuar o download abra o arquivo com seu descompactador preferido e copie o arquivo "SaneTwain.ds" para dentro do diretório "twain_32" em C:\windows\. Se não existir o diretório "twain_32", é porque o TWAIN não está instalado, para resolver isso basta criar a pasta com o nome twain_32 no diretório C:\Windows e fazer o processo acima.

Depois para digitalizar um documento, foto ou partes de seu corpo(risos), use-o como se faria com um scanner local (por exemplo, no Picasa 3 vá em arquivo/importar de... , vai abrir uma janela onde ira escolher a origem, selecione SaneTwain onde outra janela será apresentada que fará todo o trabalho de scaneamento e você poderá configurar as opções de seu equipamento, para mim foram 3 Device que apareceram e tive que achar qual era a que funcionava corretamente.

Para o pessoal que for usar um cliente mac, no site http://sanetwain.ozuzo.net/ tem uma versão do arquivo para MACX, se alguém se aventurar pode postar nos comentários que atualizo o artigo.

É isso ai, espero ter ajudado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou, ajudou ou tem algo a contribuir, deixe seu recado