domingo, 17 de janeiro de 2010

Filemaker pro 11, o que vem por ai.

Então, há algum tempo atrás minha curiosidade me levou a pensar quais seriam as novidades que o filemaker iria mostrar em sua próxima versão, afinal como desenvolvedor espero algumas coisas como uma maneira mais simples de importar partes de um sistema para outro em produção entre outras coisinhas. Mas com a ajuda do amigo Cláudio Roberto Heidemann que me passou esse blog http://www.kegebein.net/blog/2009/04/something-about-filemaker-11/ podemos ter uma idéia do que esta por vir.

Bem parece que o filemaker pro 11 vai mudar a cor, irá ganhar um tom avermelhado. De inicio achei meio estranho mas olhando atentamente ficou bonito.

nova tela de Inicio do Filemaker 11Outra mudança também foi na barra de ferramentas, atualmente ela é fixa e com poucas customizações, na nova versão ela esta mais maleável e pode-se customiza-la com funções já existentes e criando novas funções atribuindo seus scripts e icones personalizados. A barra de ferramentas faz parte do conteúdo da janela, você pode esconde-la ou não e isso não ira alterar o tamanho da janela.


Um elemento novo no modo layout: System Object

Com o novo objeto do sistema você não vai precisar mais a barra de ferramentas. A equipe da Filemaker Inc. colocou o objeto em qualquer parte do layout e atribuído um ícone da barra de ferramentas para isso. Ela reage como o ícone da barra de ferramentas original. Agora você pode construir suas próprias ferramentas ou algo semelhante em qualquer lugar no seu layout. FileMaker chama de objeto do sistema, não Toolbar Object, porque você pode usar mais do que apenas os ícones da barra de ferramentas. Dependendo do sistema operacional que você desenvolveu a solução, poderá ser capaz de atribuir outros objetos, bem como, por exemplo, os botões para controle de um filme (start / stop / pause). Este objeto tem dois estilos diferentes disponíveis, um chamado 'Eleven' e um outro chamado 'Classic'.
Com o objeto do sistema vêm novas funções e comandos de script: GetSystemObjects (), SystemObjectAttribute (), Change Toolbar, Create Toolbar, Delete Toolbar, Arrange Toolbar Object, Add System Object, Remove System Object, …
No desenvolvimento em modo layout, cada objeto inserido sera automaticamente nomeado, como text1,text2,box3, line4, Webviewer5. Se o objeto for um campo esse recebera seu nome da tabela, para mais de um campo com o mesmo nome o mesmo recebera um numero consecutivo, esse rotulo poderá ser modificado, pelo que entendi um de cada vez ou vários ao mesmo tempo, sendo que se já existir o nome do objeto, sera inserido automaticamente números a ele, para mante-lo único no layout.





O object info também tem novos recursos além da sua função básica de posição, autoresize e nome do objeto, vamos ter a opção de redefinir praticamente tudo dentro do objeto e o mais legal é que todos os atributos dessa aba podem ser editados via script usando a função GetObjectAttribute(). Para quem desenvolve PHP ou faz sites isso lembra os CSS e Dreamweaver.

Também terá uma nova função parecida com o Webviewer, chamdo Viewer, isso simplesmente abre uma janela para mostra outro layout dentro do seu sistema, um exemplo é a criação de um menu padrão, esse menu poderá aparecer em todas as janelas desenvolvidas, dai assim basta mudar apenas um layout que todos os outros mudarão automaticamente. Os atributos que esse objeto tiver também poderá ser modificado com scripts.

Para os Merges fields também terá novidades, agora não importa o tamanho do campo, seu redimensionamento esta livre conforme a imagem abaixo:

Pelo que entendi tambem podemos usar dentro dos Merges Fields funções, sem precisar criar campos de calculos, por exemplo:
<> resultará em 2009 no modo browser e preview e em pesquisa, algo como <>.

Também poderemos ter campos para apenas um layout, sem precisar cria-los na tabela, estes poderão ser cálculos e serão tratados como campos globais disponível apenas no layout criado, sua funcionalidade sera feita em object Info e poderá ser chamada pela forma curta {{Nome do Objeto}} para ser usado em outros cálculos(expressões).

Para funções personalizadas( Custom Functions) teremos novidades como novo editor de funções, mais estruturas de controle como Do... While... e For... Next, e uma proteção contra copias das funções personalizadas, acho que isso agora é uma especie de modulo, onde você dará permissão para copia.

Teremos um novo editor de Script agora totalmente digitável, onde você poderá copiar, colar, cortar. Pelo que entendi poderemos fazer os scripts e no final o próprio editor avalia e mostra o erro deixando a linha em vermelho. Isso é interessante pois ira facilitar muito para quem programa em PHP por exemplo, espero que insiram um sistema de sugestões de funções como os Editores de PHP/Java NetBeans e Aptana.

Os portais também iram ganhar novas funcionalidades como um sistema de ordenação do portal em run-time e subtotais.

Outra função é a formatação de um determinado campo, algo semelhante ao MS Excel(##.###-##) dando mais controle ao mostrar determinadas informações, antes era possível fazer isso criando dois campos um que receberia o valor e outro um calculo que formatava o mesmo.

As Values lists agora podem exibir mais de duas colunas, elas não são automaticamente classificadas e podem usar campos globais e campos de calculos UnStored para preencher a value list.

E mais algumas características:

  • Uma grade no visualizador de banco de dados torna mais fácil para colocar objetos.
  • Data e cálculo timestamp com a data do Unix
  • Melhor maneira de alterar a ordem de tabulação com uma lista de objetos de layout
  • Melhoria da gestão da ordem de importação
  • Usando diálogos de variáveis globais ou locais para campos definidos pelo usuário
  • Pesquisa no gráfico de relacionamento do banco de dados
Enfim, muita coisa legal e interessante. Isso mostra que o Filemaker esta evoluindo e amadurecendo cada vez mais. Não vejo a hora de ver ele funcionando, quem sabe um dia ate em Linux.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou, ajudou ou tem algo a contribuir, deixe seu recado